sábado, 12 de junho de 2010

Franca SP - a Capital do Calçado e do Basquete!!

Franca localiza-se na região nordeste do estado de São Paulo. Faz limite com cidades paulistas como Batatais, Cristais Paulista e Patrocínio Paulista, e divisa com cidades mineiras de Ibiraci e Claraval.
Franca é a maior produtora de calçados do Brasil e da América Latina, possuindo mais de 1000 indústrias de grande e médio porte, como Ferracini, Amazonas, Samello, Sândalo, HB, Vitelli, Mariner, Bull Terrier e Democrata, sendo importante observar que tais indústrias são muito bem instaladas e estruturadas, respeitando todas as normas ambientais e também sociais não havendo a participação de mão de obra infantil, tendo um dos maiores centros de ensino e pesquisa no setor coureiro-calçadista contando com centros de Design e formação profissional que são considerados como um dos maiores e mais modernos que existem, sendo referência nacional e internacional.
Em Franca, também são importantes as indústrias de confecções, de fundição, de joias e diamantes, metalúrgicas, de alimentos e bebidas, de cosméticos, de móveis entre outras, indústrias essas instaladas numa cidade que conta com um dos mais modernos distritos industriais do Brasil, possuindo toda infra-estrutura básica para a instalação de toda e qualquer tipo de indústria numa área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados inteiramente urbanizados. Franca é também um dos maiores polos de lapidação de diamantes do mundo, e no município encontra-se o único escritório do Brasil e da América do Sul especializado em diamantes
O Franca Basquetebol Clube é um clube brasileiro de basquetebol, sediado na cidade de Franca, no estado de São Paulo. Foi fundado em 4 de setembro de 1953. Franca é considerada a capital do basquete brasileiro, pois na história do basquete brasileiro é o clube que ganhou mais títulos.
No clube, atuaram vários jogadores que se destacaram no basquetebol brasileiro, tais como: Hélio Rubens (ex-jogador e atualmente treinador), Anderson Varejão (jogador da NBA), Toto, Fernando Minucci, Chuí, Tato Lopez, Jorge Guerra (Guerrinha), Helinho, Murilo, Rogerio, Demétrius Conrado Ferraciú, entre outros.
O clube foi, por duas vezes, vice-campeão mundial de basquete: em 1975 (sob a denominação de Esporte Clube Amazonas Franca) e em 1980 (como Associação Atlética Francana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário