quarta-feira, 26 de maio de 2010

Politica por Arnaldo Jabor

Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira.
Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, claro que não esquecemos a supressão, a proibição da verdade durante a ditadura, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada.
Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos.
No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.
Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da República. São verdades cristalinas, com sol a pino.
Alguns otimistas dizem: "Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de verdades!". Não creio. Vamos ficar viciados na mentira corrente, vamos falar por antônimos.
Ficaremos mais cínicos, mais egoístas, mais burros.
O Lula reeleito será a prova de que os delitos compensaram. A mentira será verdade, e a novi-língua estará consagrada.
Talvez assim, possamos nós, que não somos burros não, mais uma vez salvar o Brasil.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fico pensando nos paradoxos .
    Muitos falam que não estão satisfeitos com a educação, muitos falam que estão insatisfeitos com o sistema de saude brasileiro, muitos falam que não estão satisfeitos com os transportes de maneira geral, todos falam que estão desolados com a insegurança pública.
    E todos estes problemas e mais uma porção deles somente se agravam .Lula vai encerrar 2 mandatos e não conseguiu equacionar estes problemas. Banalizou a corrupção e fez a maioria acreditar que deve ser assim , que assim é melhor, e onde vamos parar heim minha cara amiga? Vc sabe o que mais me entristesse?? É nossa oposição que se acovarda e não coloca Lulla no seu devido lugar.
    Acorda brasil!

    Parabens pelo Blog, ta postando assuntos interessantes e de extrema importância, abraço.

    ResponderExcluir